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O que significa EAD?

EAD significa “Educação a distância”. Caracteriza-se educação a distância o estudo 100% online com encontros presenciais apenas para a realização das provas e, quando exigido, apresentação do TCC (trabalho de conclusão de curso).

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Quais as vantagens do EAD?

O estudante que escolhe um curso EAD possui diversas vantagens:

• Flexibilidade de horários para o estudo.

• Escolha do melhor momento do dia para absorver informações e aprender de forma mais rápida.

• Plataforma de ensino estruturada para um aprendizado prático, eficaz e eficiente.

• Melhor planejamento financeiro, com mensalidades com preços justos e sem despesas diárias de transporte e alimentação.

• O estudante poderá administrar seus estudos e cumprir a grade curricular nos dias e nos horários que escolher.

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O que é um polo?

Polo é uma unidade dedicada ao ensino à distância, é neste local que o aluno irá participar dos encontros presenciais para realização das provas e apresentação do TCC.

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Qual o período de matrícula para novas turmas?

Para os cursos presenciais, a matrícula deve ser realizada respeitando o calendário acadêmico de cada Unidade. De um modo geral, os períodos de matrículas nos cursos presenciais estão concentrados no início do primeiro e segundo semestres letivos.

Para os cursos EAD, a matrícula pode ser feita em qualquer período do curso. Para matricular-se em um curso de pós-graduação, o (a) estudante deve preencher a inscrição no site da instituição e entregar no polo de apoio a documentação exigida pelo regulamento do curso.

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Qual a validade dos certificados de conclusão de curso, existe diferença entre as modalidades à distância, semipresencial e presencial?

Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente as exigências da resolução: CNE/CES 1/2007, e não há diferenciação entre os certificados dos cursos presencial e EAD ou Semipresencial.

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As provas podem ser realizadas à distância?

Não. Mesmo para os cursos EAD as provas são presenciais e devem ser feitas em um dos polos escolhidos pelo aluno.

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Qual a diferença entre pós-graduação presencial, pós-graduação a distância (EAD) e pós-graduação semipresencial?

A Pós-Graduação Presencial é o modelo ideal para você que valoriza o networking, a interação face a face com professores e colegas, bem como a rotina e as vivências da sala de aula.

 A Pós-Graduação EAD (Educação a Distância) é realizada 100% online, com encontros presenciais para realização das provas e apresentação do TCC no seu polo de apoio.

A Pós-Graduação Semipresencial reúne as melhores características do ensino a distância e do presencial. Como a possibilidade de estudar no seu próprio ritmo de aprendizagem, onde e como quiser, e também, ampliar sua rede de relacionamento com colegas e professores nas discussões e estudos de caso.

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Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

Lato Sensu: expressão em latim que significa “em sentido amplo”. Compreendem programas de especialização e os cursos designados como MBA. Estes cursos não fornecem um título de mestre ou de doutor ao estudante, e não dependem de autorização ou reconhecimento pelo MEC. São voltados ao aprimoramento acadêmico e profissional e com caráter de educação continuada. Stricto Sensu: expressão em latim que quer dizer “em sentido restrito”.

 A expressão stricto sensu aplica-se aos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos, indicados àqueles que querem aprofundar seus conhecimentos, visando à docência e pesquisa acadêmica.

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É necessário escolher uma pós-graduação na mesma área do curso realizado na graduação?

Não. Você poderá escolher o curso de seu interesse, independente da área de formação da sua graduação.

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Os cursos de pós-graduação oferecidos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos por instituições de educação superior devidamente credenciadas independem de autorização, reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES 1/2007. Assim, qualquer instituição de ensino superior credenciada pelo MEC pode ofertar cursos Lato Sensu.

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Qual a diferença entre um curso de especialização e um MBA?

Em termos de legislação, não há diferença. Os cursos de MBA emitem certificados em nível de especialização (pós-graduação lato sensu). A diferença está no enfoque dado à execução do curso, pois o MBA é um curso voltado para a preparação de executivos e está muito mais direcionado à prática empresarial do que à pesquisa científica ou acadêmica.

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O que é pós-graduação lato sensu?

A Pós-Graduação é uma etapa da formação acadêmica destinada a estudantes que já possuem diploma de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo). O objetivo da Pós-Graduação é a especialização e o aprofundamento de conhecimentos específicos de uma área ou atuação profissional que necessite de mão-de-obra qualificada. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são oferecidos por programas de especialização, assim como os cursos denominados MBA (Master of Business Administration). Possuem duração mínima de 360 horas e exigem a elaboração de uma monografia ou trabalho de conclusão de curso, ao final o aluno recebe um certificado.

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Quando posso realizar um curso de pós-graduação lato sensu?

O estudante que não possui o diploma de graduação não atende às normas do Conselho Nacional de Educação quanto aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. O Conselho expõe que cursos de Pós-Graduação sejam oferecidos para portadores de diploma de curso superior. Caso o candidato possua um certificado de conclusão poderá ingressar no curso e entregar o diploma posteriormente. O certificado de conclusão de curso, acompanhado do histórico escolar (com a aprovação em todas as disciplinas, inclusive trabalho de conclusão de curso e estágio), pode ser utilizado como credencial temporária ou condicional para matrícula. A matrícula efetiva e a consequente expedição do certificado de especialização, no entanto, somente poderão ocorrer após a apresentação do diploma de curso superior.

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Qual a legislação vigente referente aos cursos lato sensu?

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu seguem a Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação CES/CNE - MEC.

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Quem pode fazer pós-graduação?

A matrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu é exclusiva para portadores de diploma de nível superior (bacharelado, licenciatura, tecnólogo e sequencial de formação específica).

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Posso fazer mais de um curso ao mesmo tempo?

Sim. É importante lembrar que cada curso possui prazos estabelecidos para conclusão e depende da disponibilidade e organização por parte do aluno para realizá-los simultaneamente.

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Há disponibilização de material didático?

Para os cursos EAD há disponibilização de o material didático das disciplinas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) – sendo esses materiais teóricos, videoaulas e slides.

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Qual a carga horária dos cursos?

Carga horária variável, de acordo com a modalidade escolhida, consulte “informações sobre o curso” para saber a carga horária do curso de seu interesse.

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Quais os documentos necessários para a matrícula?

Para a matrícula nos cursos de Pós-Graduação, você deve realizar o upload dos documentos obrigatórios diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
Os documentos obrigatórios são:

• Histórico Escolar da Graduação (integralizado, constando menção do ENADE);

• Declaração de Conclusão do Curso de Graduação (quando não dispor do diploma da graduação no ato da matrícula);
• Certidão de Nascimento ou Casamento;

• CPF;

• Cédula de Identidade (RG);

• Comprovante de Residência;

• Diploma da Graduação frente verso (autenticado). Importante: além do upload, esse documento deve ser entregue no polo.

O aluno tem um prazo de 45 dias para concluir a etapa de entregar os documentos em sua unidade/polo de apoio, somente após a entrega e a validação dos documentos, o aluno poderá solicitar alguns serviços, tais como a emissão de declaração de matrícula, entre outros.

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Como acesso o curso?

Efetivada a matrícula e após a compensação do boleto, você receberá um e-mail com o login e senha de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (sala de aula online). É muito importante que o seu e-mail esteja atualizado, caso contrário você não receberá essas informações.

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Como posso tirar minhas dúvidas sobre as disciplinas do curso?

Para os cursos presenciais o suporte será dado pelo professor de cada disciplina.

 Para os cursos EAD em cada uma das disciplinas, você contará com o suporte e o acompanhamento de um tutor/mentor à distância.

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Como funciona o sistema de avaliação?

Para aprovação em cada uma das disciplinas, o aluno deve obter média igual ou superior e 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75%.

Avaliação Virtual: Obrigatória e realizada exclusivamente online por meio de questões objetivas, que correspondem a 40% da nota disciplinar. A avaliação deve ser realizada somente pela ferramenta disponível no AVA da instituição, na disciplina correspondente.

Avaliação Presencial: Obrigatória e corresponde a 60% da nota da disciplina. A avaliação presencial deve ser realizada ao término das 9 (nove) disciplinas e no polo ou unidade em que você está matriculado.

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Quando o aluno é reprovado em uma disciplina, é possível finalizar o curso? Ele consegue refazer a matérias? Se sim, qual o valor por disciplina reprovada?

Sim, temos o Programa de Dependência e Recuperação - PDR que é destinado aos alunos que não obtiveram nota igual ou superior a 7,0 na média final. O aluno deve solicitar o requerimento assim que for identificada a sua reprovação na disciplina, diretamente no AVA da instituição. A solicitação do PDR, por disciplina reprovada, exige o pagamento de uma taxa que pode ser efetuada em parcela única ou em até 6 (seis) parcelas.

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Qual o prazo para realizar a dependência?

O prazo para regularizar qualquer pendência acadêmica é de até 10 meses após a data fim do curso cadastrada no sistema. Após esse período, o aluno estará reprovado e não terá direito ao certificado de especialista

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Consigo agendar minhas provas de acordo com a minha disponibilidade?

O aluno poderá agendar a prova presencial dentro das datas disponíveis no calendário acadêmico de sua unidade.

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Onde encontro o conteúdo programático do curso?

O conteúdo programático (ementa) pode ser solicitado no atendimento da unidade/polo de apoio de seu interesse e/ou localizado dentro do Ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

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Qual a configuração necessária para assistir as aulas dos cursos EAD?

O aluno encontrará todo o conteúdo do curso e assistirá às aulas gravadas no ambiente virtual. Para assistir às aulas é fundamental que as especificações abaixo sejam obedecidas, possibilitando, assim, uma recepção de maior qualidade dos vídeos.

*Hardware:

Processador Intel Core 2 Duo ou superior.

2Gb de Memória RAM.

Placa de vídeo com resolução 1024x768, qualidade de cor 32 bits e compatível com Microsoft DirectShow.

Microsoft DirectX 9.0c ou posterior.

*Software:

Navegador: Firefox, Google Chrome, Internet Explorer (sempre atualizado).

Sistema Operacional: Windows XP ou posterior.

Adobe Flash Player (atualizado).

Plugin de vídeos SilverLigth (atualizado).

*Rede:

Conexão com a Internet banda larga de no mínimo 2 MB.

Em caso de acesso em ambientes corporativos além da velocidade, é necessário verificar as condições de segurança de rede de sua empresa e se certificar que o site não estará bloqueado.

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É possível realizar a transferência de pós-graduação EAD para pós-graduação presencial e vice-versa?

Não é possível. O aluno pode solicitar o cancelamento da matrícula do curso que está cursando, e após o cancelamento, ingressar no curso de interesse.

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Qual é o procedimento para o aluno solicitar transferência de polo?

O aluno deve solicitar a transferência no polo em que está matriculado. Deve efetuar o pagamento de boleto referente a este serviço, e após a solicitação via sistema, a Secretaria de Pós-Graduação efetua a transferência.

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O aluno pode trancar a matrícula para assegurar o vínculo com a instituição?

A Pós-Graduação não oferece trancamento de matrícula, uma vez cancelado, o aluno rompe o vínculo, não podendo retornar, a não ser por outro processo seletivo, iniciando novamente o curso escolhido.

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O que é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA)?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a sala de aula online. Nele o aluno encontra as ferramentas e recursos necessários para atender os processos de ensino e para garantir autonomia da sua aprendizagem. É neste ambiente que o aluno dará andamento nas disciplinas do seu curso por meio de aulas gravadas, slides, materiais pedagógicos e atividades, além de contar com tutores preparados para tirar suas dúvidas em relação aos conteúdos e às atividades.

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Como faço para emitir minha carteirinha de estudante?

A Universidade não emite carteira de estudante. Para obtenção deste documento, você deve solicitar uma declaração de matrícula e apresentá-la em postos autorizados para emissão da carteira de estudante.

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Como funciona o tutor na pós-graduação?

O tutor é o profissional que acompanha como mediador o processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de ajudar no processo de construção do conhecimento. O tutor será responsável por apoiar os alunos (somente para cursos EAD), na Sala de aula on-line e responder às mensagens de dúvidas sobre o conteúdo abordado na disciplina.

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Como é feito o reaproveitamento de disciplinas?

O Aproveitamento de Estudos consiste na dispensa de disciplinas concedida por meio de análise da coordenação do curso, mediante solicitação do aluno.

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Há provas práticas para os cursos ligados à área de estética e saúde?

Não, nos cursos EAD (100% online), todas as provas são teóricas.

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Com o novo Marco Regulatório como fica a disciplina de conclusão de curso (TCC)?

Com o novo marco regulatório os cursos de Pós-graduação ficam desobrigados a realização do trabalho de conclusão de cursos, com exceção dos cursos com a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo Conselho de Classe, como é o caso dos cursos: Educação Especial e Inclusiva, Higiene Ocupacional, Endodontia, Implantodontia, Avaliação e Perícia na Construção Civil, Odontopediatria, Ortodontia, Prótese Dentária, Enfermagem Obstetrícia, Engenharia de Segurança do Trabalho, Psicopedagogia Clínica e Constitucional, Farmácia Hospitalar, Terapia Analítico Comportamental, Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica e Homeopatia.

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Como faço para gerar 2º via de boleto de inscrição?

Para emissão da 2º via do boleto de inscrição, você pode acessar "Minhas inscrições" e/ou ainda acessar "Facilidades para você"

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Como retiro meus próximos boletos?

Na aba Financeiro dentro do AVA, você pode acompanhar os boletos gerados, parcelas, solicitações, vencimentos, valores e demais informações relevantes.

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Qual o procedimento para cancelar a matrícula?

O pedido de cancelamento de matrícula poderá ser feito em qualquer época do ano, diretamente na Unidade/Polo em que o aluno está matriculado.

Atenção! Não será realizada a devolução dos valores pagos anteriormente à formalização do cancelamento.

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Em caso de não abertura de turma presencial como faço para solicitar o reembolso da taxa de inscrição?

Procure a SAA (Serviço de Atendimento ao Aluno) da unidade/polo de apoio em que se inscreveu e solicite o reembolso da taxa de inscrição.

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Quais os telefones para contato dos polos/ unidades atualizados?

Consulte a página a "onde estudar" em nosso site para verificar os dados da unidades.

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Qual a relação de empresas conveniadas?

Atualmente temos mais de 4 mil empresas conveniadas (consulte nossa página de convênios).

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Como funciona o convênio com empresas?

Desconto de 30% destinados a funcionários de empresas devidamente conveniadas ao grupo Kroton, seus dependentes legais e cônjuges. (Não se aplica a cursos de odontologia e de parceiros), mais informações envie um e-mail para convenio.pos@kroton.com.br.

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Quem são os alunos elegiveis a participar do Canal Conecta?

São alunos que estão cursando algum curso de Graduação, Pós Graduação ou Pronatec em alguma instituição de ensino do grupo Kroton Educacional, ou que se formaram nessas modalidades desde 2013.

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Como acessar o Canal Conecta pelo site ou APP?

 Pelo Portal do Aluno ou diretamente pelo link: www.canalconecta.com.br